segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

...Carnaval...



Uma festa de conhecimento mundial, onde a curtição é máxima, essa comemoração insana tem sua origem em Portugal, onde a população jogava água, farinha entre outras coisas neles mesmos. Isso tinha um sentido de liberdade pois era feita no “entrudo” um período anterior a quaresma...isso existe até os tempos de hoje. 


Lá pelo século XVII o Brasil começa e receber influências carnavalescas, que eram provenientes da Europa. Países como Itália e França comemoravam o carnaval com desfiles onde a população usava fantasias e máscaras.Figuras como “pierrô”,”colombina” e “rei momo” foram incorporados aqui no Brasil,mas eram de origem européia. 


Final do século XIX começa a aparecer no Brasil os blocos, cordões e “corsos”... mas só no século 20 que se torna popular.Os carros eram enfeitados, haviam vários grupos desfilando nas ruas,daí que se deu a origem dos carros alegóricos e das clássicas escolas de samba. 


Com isso o carnaval se torna uma festa muito cobiçada e esperada... Músicas como as marchinhas carnavalescas, o samba, frevo, maracatu, axé são exemplos de estilos que compõem essa comemoração. 
Exemplos de Marchas: 


CACHAÇA

Mirabeau Pinheiro - Lúcio de Castro-Heber Lobato, 1953
Você pensa que cachaça é água
Cachaça não é água não
Cachaça vem do alambique
E água vem do ribeirão
Pode me faltar tudo na vida
Arroz feijão e pão
Pode me faltar manteiga
E tudo mais não faz falta não
Pode me faltar o amor
Há, há, há, há!
Isto até acho graça
Só não quero que me falte
A danada da cachaça 



MAMÃE EU QUERO

Jararaca - Vicente Paiva, 1936
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebe não chorar
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrá pro meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Olho as pequenas, mas daquele jeito
Tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal. 



“Pois é... Pessoal eu estou de saída... espero que esse texto dê para falar um pouco sobre o carnaval. Mas na verdade não tem como descrever o carnaval, só curtindo para saber como essa festa é boa. A propósito festas boas aqui na região Centro Sul: Acopiara, Cajazeiras e Várzea Alegre... Boa diversão para todos.”


Autor: Maurílio Mendonça Neto

Nenhum comentário: