Projetos que vêm sendo desenvolvidos por pesquisadores da Microsoft em todo o mundo são demonstrados no encontro TechFest, realizado anualmente pela empresa. Nesta terça-feira, entre os protótipos apresentados destacaram-se um que permite usar gestos manuais e comando de voz para gerenciar um projetor omnidirecional e uma nova tecnologia que usa sensores e facilita a confecção de álbuns de fotos digitais, a Family Archive. Muitos dos protótipos apresentados no TechFest podem, no futuro, virar realidade.
Hrvoje Benko fez a demonstração de seu projeto controlando, com as mãos e a voz, a projeção que mostrava estrelas a partir do aplicativo Worldwide Telescope. Já a "Family Archive" foi demonstrada por David Kirk, pesquisador da Microsoft em Cambridge, Reino Unido.
O protótipo usa uma câmera sobre uma superfície reta e sensores, permitindo que, além de imagens, outros tipos de conteúdo, como objetos físicos - por exemplo, um desenho feito por uma criança - possam ser usados para enriquecer o álbum digital. A superfície reta também permite a manipulação desses objetos para compor as imagens que vão para o álbum.
O pesquisador Qiang Huo, de Pequim, mostrou uma tecnologia que permite usar qualquer objeto que possa ser rastreado por uma câmera para escrever na tela, sem usar um teclado. Na demonstração, ele utilizou uma maçã para traçar letras na tela do computad or. Outro pesquisador, Ivan Tasher, mostrou, num simulador de carro, a avançada tecnologia de reconhecimento de voz "Comute UX", que permite ao motorista fazer chamadas telefônicas, ditar mensagens de texto e controlar música e outras opções de entretenimento enquanto dirige.
Outro projeto de Pequim, mostrado por Zaiqing Nie, é uma tecnologia que agrega resultados de milhões de buscas e os mostra em um formato gráfico. Na demonstração, ele demonstrou na tela do computador um gráfico com as pessoas conectadas - social ou profissionalmente - ao CEO da Microsoft, Steve Ballmer.
(Comentário)
É pessoal as coisas estão mais aceleradas do que nunca nos bastidores do mundo tecnologico, quem achava que tudo isso não passava de filmes de ficção ciêntifica se enganou, o mundo é grande demais e o número de cientistas empenhados em grandes descobertas é ainda maior, portanto só nos resta torcer e esperar que esses novos experimentos entrem em vigor o mais rapido possivel, eu acredito!
E você caro internauta acha que esses novos experimentos não passarão de ficção e ficarão na estante ou acha(assim como eu) que tudo isso será uma realidade próspera? Fique a vontade para comentar, agradeço desde já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário